sexta-feira, 30 de julho de 2010

inspiração é respirar

Poema feito à Imagem - "Inspiração é Respirar" from Abraham Tark on Vimeo.

inspiração é respirar


assustas-me como a natureza quando desmaia pelo acasalamento de um bicho


tomas-me de assalto tão alto que só sei que és tu pela cor do ventre quando choras


sei-te como a enciclopédia afogada em anexos pelos planetas que apareceram só para a contrariar


dás cabo de mim porque me pões fim


dás-me o ânimo dos juncos que abanam só pelo vento


dás-me as amoras dos trigais que são raras de tão impossíveis


fazes-me viver como a palidez para o doente terminal


prendes-me pelo cachaço como só a boca consegue


aproxima o teu corpo ao meu e vamos fazer filhos dos outros para que todos procriem com amor


emprestemos a nossa seiva às árvores que morrem da poda


e façamos de todos os seres o resultado inequívoco de um olhar nosso que se troca por miúdos


és a ninfa sem verde

o fantasma sem escuro

a corneta subtil

o galgo que embala o ar

o coxo da perna boa


e eu fiz-me para te completar


apareci para te reafirmar coerência

para te investir valor

para te secundar

para te lamber o chão com a saliva que estava guardada para os beijos para além dos nossos


tu só és para mim exactamente o que sou para ti

e olha que é muito

e olha que chega para encher tanques de rãs com carícias


és a personificação das manhãs claras e dos membros sãos


és a esposa que anseia

o rasgão sem dor

o sangue sem ciúme

a cor dos olhos

a ternura da pele

o carinho das canções


e eu serei o romance que mandou a tua cabeceira abater uma lareira


abraça-me muito que tenho medo sem ti

que choro muito sem ti


e sou-te porque não me conhecia até


e sigo-te como o carneiro segue a camisola


e vou estar na tua boca colado

a evitar os soluços e as palavras

para poder viver o resto dos dias na intermitência da tua respiração


amo-te por dentro

inspira-te em mim


amo-te por fora

expiro sem ti


amo-te por dentro

inspira-te em mim


amo-te por fora

expiro sem ti


e o ar que me move move todos

e o ar que me move move todos

in "a verdade dói e pode estar errada", de João Negreiros,

Ed. Camões e Companhia

9 comentários:

  1. Excelente poema! Parabens!

    tens no meu blog um selo, agarra-o.

    bjs!

    ResponderEliminar
  2. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    JOÂO NEGREIROS

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderEliminar
  3. Poesia intensa que faz transbordar a água do rio... inundando tudo em redor com tal força que nos leva ao êxtase do sentimento.
    Parabéns
    Julieta Pequeno

    ResponderEliminar
  4. João, tenho gostado muito de seus textos. Eu encontro seus livros aqui no Brasil para comprar?

    ResponderEliminar
  5. Conheci uma das suas obras faz pouco tempo.
    Parabéns.
    Adorei a sua escrita.
    É intensa e maravilhosa.
    Sargo fez-me voltar uns anos atrás, pois descrevia fielmente o retrato da mente de uma criança.
    Obrigada por escrever assim!
    Aqui fica o link do meu blog, onde falei sobre o seu livro: http://galaxiadoslivros.blogspot.com/2010/09/o-mar-que-gente-faz-de-joao-negreiros.html

    ResponderEliminar
  6. Seu trabalho é maravilhoso! Gostaria de ver novidades por aqui. Quero escrever sobre você no meu blog: http://boteco-feminino.blogspot.com . Abraço! Marina (Sorocaba/SP/Brasil)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos pelos comentários. São palavras como estas que me dão força para continuar.

    Motta, para quem está fora de Portugal a única forma de adquirir os meus livros é através da Internet. Deixo aqui o link para o site da editora que publicou o livro "a verdade dói e pode estar errada", do qual faz parte este poema.

    http://www.saidadeemergencia.com/index.php?page=Authors.AuthorView&author_id=194

    ResponderEliminar
  8. Tenho seguido os seus livros e poemas, sou uma simples admiradora da sua escrita, mas gosto do que escreve. Tenho uma especial admiração pelas pessoas que vivem e trabalham longe do seu país.Um abraço Anabela.

    ResponderEliminar
  9. Aqui estou Joao Negreiros para te apoiar na tua caminhada dolorosa que e a caminhada pela poesia...sei o que e isso...sei o que custa...sei o que molesta...sei o que doi...sei o que quero e nao sei o que nao queria....Mas sei que te posso dar o apoio franco e sincero, para continuares uma caminhada com tanta garra e tanta satisfaçao...Gostaria um dia de poder assistir aos teus momentos de poesia...mas por agora os vou lendo e...dizendo..se me o permitires....
    Desejo-te muita saude, muita coragem, muita alegria, muita tristeza e ...sei la..muita felicidade...De im podes esperar o que tu desejares pois eu estarei sempre pronta a dar-te algum apoio nesta tao longa caminhada....Espero que me digas alguma coisa...o meu email esta no blog...depois poderemos falar melhor...Mas o que te disse no facebook, tenta dizer teus poemas, respirando e salibando cada palavra..de modo a conheceres o sabor dessa palavra...vai com calma...grava com a tranquilidade de alguem que quer e vai ser um grande poeta e um declamador reconhecido...em toda a parte
    Desejo-te a maior alegria do mundo..aquela que mais desejares
    Um abraço amigo e um beijo fraterno
    Celia Barroso

    ResponderEliminar